terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dicas para fotografar em locações externas

Estreiando o canal do DDF no Youtube (assine lá!), fiz um vídeo contando algumas dicas para fotografar em locações externas. Depois que publiquei o vídeo e falei sobre ele no Facebook, leitores e leitoras tiveram algumas dúvidas.
foto por Claudia Regina

Foto por Claudia Regina | ISO 100, 10mm fisheye, f/2.8 1/25seg

Veja o vídeo abaixo e, depois, veja também as minhas respostas para as dúvidas mais comuns!

Dicas para fotografar em locações externas

Está recebendo este post por email? Clique aqui para ver o vídeo direto no YouTube!

Dúvidas sobre fotografar em locações externas

Essas respostas são completamente pessoais e se referem ao meu jeito de fotografar. Talvez não sejam dicas que valem pra todo mundo, mas podem abrir sua cabeça para novas possibilidades :-)
Fotografo grávidas e acho difícil fazer as imagens em uma locação externa, pois elas precisam de mais conforto para se trocar e precisam ir no banheiro regularmente. O que faço?
No caso das grávidas eu procuro sempre fotografar em uma locação com mais estrutura. Para isso conto com contatos e amigos (que emprestam casas de campo ou chácaras) ou pago por um local. O valor que pago para um local com mais estrutura já faz parte do meu custo de ensaio, assim como vários outros detalhes que ofereço durante as fotos.
O que fazer quando não temos carro?
A minha resposta não vai ser nada hipotética! Desde que me mudei pro Rio faço parte do time das pessoas que não tem carro. Existem várias soluções, e já usei todas elas dependendo da situação: pegar uma carona com seu/sua cliente, pegar uma carona com seu/sua assistente ou alugar um carro para o dia do ensaio (se você alugar o carro mais simples e com antecedência pode ficar bem barato, e o valor reservado para os custos do ensaio cobre esse gasto).
Fui fotografar em um local público e fui impedida. Me disseram que são proibidas fotos profissionais lá. Fiquei indignada e pegou mal na frente dos clientes, o que faço nesses casos?
Isso já aconteceu comigo exatamente desse jeito, e sabe o que aprendi? Que a culpa era minha de não ter entrado em contato com as autoridades antes das fotos para perguntar se podia ou não fotografar lá. Às vezes é só questão de pegar uma autorização, às vezes é preciso mudar de locação. Por isso, não suponha que é possível fotografar naquela praça linda da sua cidade: sempre, sempre, sempre ligue antes e pergunte se pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário