segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como o retrato surgiu


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D. Pedro II, mecenas da Fotografia Brasileira
As pessoas que vão ser fotografadas geralmente estão bastante inseguras, com medo de se mostrar para a câmera, e costumam criar um personagem no estúdio diferente do que elas realmente são. É função do fotógrafo quebrar esse gelo e passar a confiança necessária para o fotografado.
 A partir do momento em que, em meados do século 19, os avanços na estrutura química dos suportes fotográficos permitem tempos de exposição mais curtos, pessoas importantes ou anônimas começaram a ser fotografadas, por vaidade ou curiosidade, possibilitando uma ilusória imortalidade do fotografado. Quando chega a virada do século, a fotografia de retratos torna-se uma verdadeira febre, sendo que Paris e Londres foram tomadas por estúdios de retratistas onde todos, nobres ou plebeus, queriam ser imortalizados, e as cartes de visite (pequenos cartões de visita com a fotografia do portador) fizeram de alguns fotógrafos da época verdadeiros milionários.
 Com esse início de sucesso, o retrato passa a ser considerado uma das categorias nobres da fotografia, comercialmente importante para tornar viável o mercado da fotografia; ganha-se dinheiro suficiente para tocar o negócio e a vida familiar e é permitido ao fotógrafo que se dedique exclusivamente a seu estúdio, não como uma atividade secundária, mas sim única.
 Essa tradição europeia do retrato é trazida ao Brasil pelos imigrantes do começo do século XX, e logo surgem os estúdios dedicados a ele, principalmente no sul e no Rio de Janeiro.
 Com o passar das décadas, a fotografia foi se popularizando, ficando mais acessível a todos e, no final do século passado, a imagem, estimulada pela mídia, passou a ter importância crescente na vida das pessoas, e o estúdio de retratos voltou a ser bastante procurado. Mas como ter sucesso e ganhar dinheiro com retratos?
 Condições – Alguns fatores são fundamentais: o ambiente onde a foto será feita tem que ser agradável e confortável, o fotógrafo tem que ser comunicativo, simpático e paciente, a iluminação deve favorecer ao fotografado (luz generosa para as mulheres, luz mais marcante para os homens) e a direção de fotografia deve ser firme e transmitir segurança.
 É interessante notar que as pessoas que vão ser fotografadas geralmente estão bastante inseguras, com medo de se mostrar para a câmera, e costumam criar um personagem no estúdio diferente do que elas realmente são. É função do fotógrafo quebrar esse gelo e passar a confiança necessária para o fotografado.  Entenda que nosso cliente está em busca da sua melhor imagem. Aquela que o represente melhor.

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